terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Orar no monte: qual o proveito disso?

O irmão João Cruzué já postou em seu blog Olhar Cristão sobre este assunto, o pastor Ciro Sanches também já publicou algo concernente em seus dois blogs: Blog do Ciro e Ciro Responde, como já estou com este artigo escrito há algum tempo, resolvi publicar minha posição sobre a tão falada Oração no Monte, seria isto somente oração? Não quero que fiquem bravos comigo.
.
Como não é de meu costume falar de pessoas, e nem nos convém fazer isso, pois nossa luta não é contra a carne nem contra o sangue, falamos de situações, costumes ou práticas, alertando os crentes em Cristo a não se iludir com falatórios, instruções e induções que perante a Bíblia Sagrada, ao bom senso e aos bons costumes cristãos são totalmente contestáveis.
.
Desse modo me sinto a vontade pra falar sobre qualquer assunto, uma vez que não tenho compromisso com pessoas, falo o que devo falar e o que a mim é concedido falar. Em mais esse simples artigo, quero compartilhar com você sobre a muito falada, defendida e difundida “Oração no Monte"!


Navegando em algumas páginas da Internet, em blogs, sites pessoais e de relacionamento, li alguns comentários sobre o assunto, uns exaltando essas orações, contando experiências sobrenaturais, outros contando casos engraçados, e outros relatando fatos chocantes, e tantas outras coisas.


Como é um assunto complexo e muito “discutido”, pois se trata de “oração”, você já deve estar se perguntando: qual é a posição desse pobre ser humano que está escrevendo esse artigo?


Assembleano nato, defensor desse ministério, lutando por um evangelho sem misturas, qual seria a minha posição sobre um costume que leva seus praticantes a buscarem experiências exóticas, e as colocarem acima da Palavra de Deus? Experiências essas sem sustentação bíblica.



As pessoas que frequentam esses lugares para orar (orar?), geralmente dizem: “Jesus sempre costumava ir ao monte para orar”. Oh sim!, Jesus sempre ia ao monte, mas o próprio Mestre disse: “ As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça (Mt 8.20)”, Jesus era expulso das sinagogas, todos os lugares que ele passava uma multidão o acompanhava, não tinha lugar para repousar! Onde seria seu melhor lugar pra orar? Onde Ele iria ficar a sós com o Pai? A bíblia não relata experiências esdrúxulas nas orações.

Porque muitos cristãos de hoje frequentam o monte, sendo que existem lugares seguros e apropriados para oração? Não me surpreenderia se alguém me dissesse que é somente para orar, e não acreditaria se alguém tentasse me convencer.


Essas orações não passam de uma busca excessiva pelo “sobrenatural”, correm atrás de coisas que não acontecem no culto ao Senhor; nunca subi ao monte, e nunca presenciei essas “coisas” que acontecem por lá, mas de acordo com “testemunhos” de pessoas que já foram (e não são poucas), uns vertem óleo nas mãos, outros veem vultos, outros caem por cima de pedras e não se machucam, outros fazem gestos pra lá de estranhos, outros ficam inerte no chão, o mato fica todo em brasa, aparecem gravetos incandescentes, outros veem pedaços de pau voando. Que edificação tem isso para a vida do cristão? É para aumentar a fé? Não, isso só gera confusão doutrinária, passam a viver de empirismo. Analisando bem, isto está mais chegado à espiritismo do que poder de Deus.


O apóstolo Paulo nos ensinou: “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.”

Há pessoas até que ficam semanas inteiras no monte se “consagrando”, esquecem do seu compromisso social, deixam a família as margens da necessidade. Uns ungem o local para que seja chamado de “Betel”, outros até enterram óleo para depois de um tempo saírem por aí ungindo as pessoas. Por fim essas orações em montes tem levado o evangelho a ridicularização, tem deturpado a sã doutrina, e tem causado efeitos irreparáveis em muitos crentes.
.
Não estou dizendo que orar no monte é pecado ou heresia, mas essa pratica tem levado os crentes a ruína espiritual. Devemos evitar entrar por esse caminho perigoso. Nunca vi resultados positivos em consequências a essas orações, em vez de se abalizar na Palavra de Deus, dão ênfase às esquisitices que acontecem nesses lugares, afinal não foi isso que o nosso Mestre Jesus nos ensinou, Ele deixou bem claro: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mt 6.6)


Por Daniel Miranda, do blog O Levita

Quer ver um exemplo dos tais movimentos nos montes, vejam esse vídeo:




A-BD®

32 comentários. Clique aqui e deixe o seu também!:

Teóphilo disse...

Sem querer ser chato, mas já sendo, concordo com o irmão em gênero, número e grau!
Inclusive escrevi um estudo sobre o tema em 06/10/2005:
http://teophilo.info/analises/monteabaixo.htm

Breve vou publicar uma série de correspondências que troquei com alguém muito estranho, que não fala nada de Bíblia, mas adora subir no monte!
Prometo que venho aqui avisar!

Teóphilo disse...

Como disse que ia postar sobre o assunto, voltei para avisar do endereço:

http://teophilo.info/comunica/comunica.htm?countrytabs=2&provincetabs=4

Como estou aprendendo a fazer o site, pode ser que não abra direto onde é necessário, então recomendo que vá até as mensagens respondidas em 2008 e leia "O Estranho Caso do Criador de Galinhas".
Se é um bereiano vai compreender minha posição.
Aliás, "gostei" tanto do vídeo que até utilizei-o como ilustração!

Que Deus o abençoe com sabedoria!

Elaine disse...

E outros usam os montes para abandonarem lá cristãos que eles não querem assumir como ovelhas em seu rebanho porque lhes dariam "muito trabalho"...

Há alguns meses enviamos donativos para uma jovem que estava passando fome e demais necessidades físicas em um "monte" aqui perto da minha casa, porque o "pastor" (se é que deva ser chamado assim) da sua igreja lha trouxe para cá e a abandonou à própria sorte aqui (a igreja dele fica à 50km aproximadamente, e há outro monte de oração - ainda maior e melhor - bem pertinho dela). Mas a estratégia foi bem pensada: neste, próximo à minha casa, há quartos individuais que são alugados para quem quer fazer vigílias de muitos dias. E foi isso o que ele fez: pagou 4 dias de estadia para a moça e depois não deu mais notícias. Não fossem os favores dos irmãos motivados pelas misericórdias do Senhor, ela poderia ter tido um fim horrível.

Eu já estive em um monte, uma vez. Era noite e havia muitos irmãos ali orando. Não posso deixar de confirmar que havia uma atmosfera diferente. Não por causa do lugar em si, mas por causa do propósito, pois ali todos estavam buscando em oração. O mesmo, porém, ocorre na igreja e em outros locais de reunião. Importa o propósito, não o lugar.

Contudo, orar com muitos irmãos sob a luz das estrelas realmente é uma experiência muito agradável...

Deus possa direcionar esses trabalhos e, principalmente, as vidas de quem se dispõe a fazê-los.

Paz do Senhor.

Daniel Miranda disse...

Como escrevi no artigo, a oração que tem uma recompensa garantida é a oração no quarto, em secreto, mas hoje ninguem quer fazer essas coisas em secreto , pois fazendo assim, como serão admirados (por incautos, é claro) como santos ou de "canela de fogo", o que importa pra muitos crentes hoje é ser chamado de "crente do reteté" (na verdade eles nem sabem o que significa isso)um mal que vem invadindo nossas igrejas. Lutemos pois contra todos esses modismos com coragem e ousadia pra convencer todos os que nos ouvem (ou leêm nossos artigos).

Que Deus possa ter misericórdia,

Daniel Miranda
www.olevita.blogspot.com

Roney Nascimento disse...

Deus é Deus no monte, em casa, no trabalho, na universidade. Deus é Deus onde nós desejarmos buscá-lo.

Não precisa inventar, a Palavra de Deus esta ai, é ler, orar e aplicar e se restar dúvida perguntar a quem tem mais experiência.

Paz do Senhor TK

Conferêncista Thiago Gomes disse...

Graça e paz vos sejam multiplicadas, amado irmão Thiago Gomes.

Estamos indicando seu rico espaço ao prêmio DARDOS, visite nosso humilde blog, para recebê-lo.

Fraternalmente.

Thiago Gomes, Pregador.

www.conferencistathiagogomes.blogspot.com

Heitor de Moraes disse...

Paz do Senhor!
Orações no monte...
Eu oro em casa e na igreja, e o SENHOR sempre respondeu. O que eu vou fazer em um monte? RsRs
A muitas outras tradições que certos cristãos adquirem que não edificam em nada, foi bom você tocar nesse assunto!
Fica na Paz!

Tharsis Kedsonni disse...

Teóphilo,

Eu vi o seu site, li os artigos. São bem escritos, muito bom. Sempre que puder eu passarei por lá.

Quando sair a postagem sobre as correspondências, avisa-me. Eu quero ver.

Deus te abençoe!

Tharsis Kedsonni disse...

Elaine,

Isso mostra que a prática tende a levar para a confusão. É lamentável e sofrível o caso da moça a quem você se referiu, mas que possamos orar com sabedoria e prudência. Orar, e não fazer certos movimentos e criar sandices antibíblicas.

Que Deus te abençoe!

Tharsis Kedsonni disse...

Daniel,

O seu artigo é muito bom, eu sempre faço um critério do que coloco aqui e quando li o teu texto, pensei: "Esse vai pro A-BD". Muito bom.

Olha, esses que não querem nada em secreto como você falou são os típicos "fariseus dos primeiros lugares no templo", agem para aparecer.
Sigamos a exortação do Mestre. Oremos de fato ao invés de buscar experiências que em nada trazem edificação espiritual!

Deus te abençoe, levita!

Tharsis Kedsonni disse...

Roney, a paz do Senhor!

A Bíblia diz "Orai sem cessar". Há aqueles que só buscam os montes, não é? Mas que possamos estar sempre em contato com Deus onde estivermos. Além disso, devemos ler e meditar na Palavra, obedecer a Deus, jejuar... coisas típicas de um cristão.

Que o Senhor continue contigo!

Tharsis Kedsonni disse...

Thiago,

É bom saber que novamente fomos indicados a esse prêmio. Vou passar no teu blog para agradecer.

Deus te abençoe!

Tharsis Kedsonni disse...

Heitor, a paz do Senhor!

Alguns acham que orando no monte serão mais privilegiados que os demais. Eu digo alguns. É claro que tem aqueles que vão para orar mesmo. Alguns gostam de ficar a sós com Deus em certos lugares, contemplando a natureza e falando com o Criador. Nada errado nisso. O problema está nas atuais "orações no monte". Tem sido mais movimento do que oração. Além disso, existe os templos e os aposentos para se orar.

Aliás, Jesus foi orar no monte porque dentro da cidade já não havia ambiente para reuniões dos cristãos e a hora da prisão do Mestre estava chegando. Por isso que Ele foi pra lá.

De qualquer forma, o importante é não deixar de orar, seja em qualquer lugar. E, repito, é orar. E não criar invencionices que não edificam.

Deus te abençoe, Heitor!

Ayanne Alves disse...

Oi Tharsis.

A Paz do Senhor, ei muito interessante o assunto, tanto que teria uma experiencia pra te contar, mas não agora é claro! e vendo os comentários, é você's estão certos..
Deus continuem abençoando. Abraços!

BEE disse...

PAZ, Tharsis.
Conheço algumas pessoas q frequentavam montes e q infelizmente hoje já ñ estão mais na igreja.Alguns tomaram o caminho das drogas e da marginalidade(uns encontram-se em um presídio outros estão mortos).Acredito q para eles não trouxe proveito algum.
A Bíblia nos mostra,no Antigo Testamento,q os cultos ealtares nos montes nem sempre eram consagrados a adoração a Deus.Mesmo entre o povo de Israel, muitas vezes,os montes foram lugar de cultos pagãos e idólatras.O único lugar de culto é o escolhido pelo Senhor(Dt12.2-5):Altar(patriarcas); Tabernáculo(apartir de Moisés); Templo(contruido por Salomão) e Sinagoga.
Nos nossos dias o q não falta é templo de todas as formas e tamanhos,é só escolher um para orar.Deus escuta nossa oração em qualquer lugar.

EV MARCIO ROBERTO disse...

Eu tive uma experiencia profunda no monte ,(o mistério).De repente quando estavamos orando , um vizinho incomodou - se,e pediu para que orassemos baixo. Um irmao levantou e disse :
É a furia do inimigo.o vizinho nervoso, pois queria dormir para trabalhar no dia seguinte, sacou sua arma e começou a atirar. Imagina só o alvoroço em cima do monte,naquela época eu estava começando a minha caminhada no evangelho.Depois que eu fui aprender o que Jesus disse. A minha casa será chamada casa de oraçao.

Ana disse...

Os crentes devem aprender com a palavra de Deus a fazer as coisa com propósito. Não acho correto demonizar o monte e digo isto porque nem todos que lá estão ficam plantando bananeira ou fazendo coreografias por meras invencioníces carnais. Assim como Jesus, existem pessoas que vão ao monte para sair da correria do dia-a-dia e voltar-se para o Senhor somente sem interrupções, sem telefone tocando, sem pessoas batendo na sua porta, tentando diminuir ao máximo o risco de serem interrompidos durante o período de busca do Senhor. Atacar o monte é simples, meia dúzia de palavras e expressões que lembram mais o discurso dos radicais islâmicos dão conta do recado hauhauhua A preocupação deveria ser usar os púlpitos e os espaços como este para transmitir a palavra de Deus. A palavra liberta, tranforma, edifica e está habilitada para desfazer toda e qualquer heresia.

Sirlene disse...

Já ouvi falar até que é o diabo quem faz isso... que vantagem ele teria em aumentar a fé do cristão em Deus??? Tudo o que o Espirito Santo de Deus quer é nos levar a crêr, nos levar a ter intimidade com Ele, mostrar que Ele está perto, que é Real. Pois Jesus está sentado a direita de Deus Pai que está nos céus, mas não nos deixou desamparados, nos deixou o Espírito Santo, que é onisciente, onipresente e onipotente....vamos parar de ficar testando Ele e vamos crêr em suas maravilhas, Pois Jesus levou sobre Si todas as nossas dores e ainda deixou para nós o Espírito Santo consolador. "E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos." Atos (5:12), "E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo"(Atos 2:17-21) Nó estamos nos útimos dias e a única coisa que temos aqui na terra é o Espírito Santo de Deus, que nos traz a presença do Deus vivo sendo Eles a mesma pessoa a Santíssima Trindade. Chega de incredulidade, tudo oq o Espírito de Deus quer é nos levar a salavação, pra isso precisamos buscar de todo o coração... podemos sim buscar no silencio do nosso quarto, na igreja, em qualquer lugar... Mas qual é o louco que sairia do aconchego de sua casa pra subir um monte no meio do mato se nao acredita de verdade, se não está buscando a Deus de todo coração??? O Espírito de Deus age onde há liberdade para ele agir. Pq o monte??? E pq não o monte??? SE vc nao acreditasse realmente que Deus pode ali operar um milagre na sua vida, vc sairia da sua casa para ir buscar em um lugar nada confortável, friu, úmido, ermo? É uma prova de fé e Deus nos honra. Como aquela mulher que sofria a 12 anos de uma hemorragia acreditou que se apenas tocasse as vestes de Cristo ela seria curada, e Cristo disse que foi a fé daquela mulher que a havia curado. Se vc não crêr não o sentirá, não o verá, se você nao convidar Ele não entrará em seu coração e quando vier o Rei da Glória o Príncipe da páz infelismente vc ficará. Leiam o Livro de Atos. Parem de dúvidar, de tentar arrumar explicações, a dúvida pertence ao diabo.

Daniel Miranda disse...

Ana (Ana?) não sei se você leu todo o artigo, mas ninguém aqui está demonizando o monte. Apenas um conjunto de vocábulos alertando os crentes em Jesus a voltarem para simplicidade do Evangelho da Cruz. Geralmente esses lugares que são freqüentados, não passam de um espaço no meio do mato desconfortável e perigoso, e vemos que a bíblia nos adverte a não tentarmos a Deus, sair de dentro do conforto do nosso lar para subir ao monte muitas vezes arriscando a própria vida e a moral não é tentar a Deus? Vejo que essas orações tem feito muitos crentes virarem palhaços dentro das igrejas, (falo com conhecimento de causa) fazendo macaquices que aprendem nessas “reuniões”, deixam a Palavra de Deus de lado, que é infalível, inegociável e irrefutável, e se atém a esquisitices que trazem confusão doutrinária e nada tem a ver com os ensinos Bíblicos.
Ninguém está aqui “atacando o monte”, se você acha esse simples artigo um discurso radical islâmico, não sei o que você vai pensar quando ler as Epístolas Paulinas... Defender o evangelho de Cristo é um dever de todo cristão, e o que acontece nessas tais orações no monte (creio que existe pessoas sinceras que realmente buscam a Deus em lugares seguros, mas isso é exceção à “regra”) merece uma refutação e desprezo dos que amam a Palavra de Deus e zelam pela ordem no Culto ao Senhor.

Daniel Miranda disse...

Sirlene,

Não vejo essas práticas trazer benefício maior a ninguém, nem mesmo aumentar a fé de alguém que conhece as Escrituras Sagradas, para crer em Jesus basta reconhecer que somos pecadores e que precisamos de Cristo para ser salvos.
Maravilhas que o Espírito Santo opera não são essas que acontecem nessas “orações” não! Subir ao monte é uma prova de fé? Prova de fé é obedecer a Deus e a Sua palavra, ou não? Jesus ensinou que devemos orar em nosso aposento, mas isso parece tão simples né? As vezes para o ser humano se sentir bem ele tem que fazer algo pra preencher seu vazio. Deus se agrada de sacrifício ou de obediência? Você sabe o que é dar liberdade para o Espírito Santo agir? Aconselho a estudar mais um pouco sobre o assunto, leia a bíblia e reflita. E quando leio alguma passagem bíblica com esta que você citou, vejo que não se tornou uma regra tocar na orla das vestes de Jesus para ser curado. Não tenho dúvidas quanto a esses comportamentos anti-bíblicos, aliais, essas “orações” tem deixado muitos crentes em dúvida quanto a verdadeira manifestação do Espírito Santo. Ora, não é pecado orar no monte, mas as coisas que andam acontecendo por lá da dando o que falar...

Daniel Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
oziel pacheco disse...

Paz em Cristo. Sou natural de Pernambuco, morava a cinco anos atrás em Araçoiaba, hoje estou em Manaus, cidade onde a igreja (AD) é e tem se tornado cada vez mais distante do modelo de igreja que conhecemos como AD. Nasci no lar cristão em 79 e sempre fui membro das AD, igreja que amo e onde pretendo ficar até a volta de Jesus, mas estar cada vez mais difícil suportar as grandes mudanças de comportamento, costumes e formas de até mesmo "buscar ao Senhor", e umas das praticas que eu acho mais esquisitas, externamente, é a oração no monte, e internamente, ou seja dentro da igreja não sei nem descrever, as vezes penso que não estou na AD. Nunca fui a oração no monte, sou "líder de geração" como é chamado aqui e coopero com a escola de formação da igreja, e muitos irmão vêem a mim me falarem das suas experiências nos montes, até na intenção de me convencer a freqüentar, e cada vez mais me convenço de que isto e muito mais outras coisas tem se tornado porta de entrada para as manifestações diabólicas de satanás dentro da igreja. Uma características eminente do perfil dos participantes dessas praticas é a soberba, geralmente são pessoas que querem fazer as coisas da sua própria maneira e parecem querer manipular Deus com os seus supostos sacrifícios que não passam de praticas desordenadas completamente desprovida de suporte pastoral e portanto caminhos de desobediência que temporariamente parecem promover um resultado de glória e conquista mas que no final o saldo é de frustração e escândalos para o povo de Deus, e bem disse o irmão: situações irreparáveis para muitos. Que o Senhor nos livre e nos guarde de perdermos a nossa intimidade com Deus a ponto de só o "encontrar no monte" como já tem sido a triste realidade de muitos que parecem não se dar conta, já perderam o caminho da salvação e precisam voltar a simplicidade do seu primeiro amor.

Oziel Pacheco

Anônimo disse...

Paz Do Senhor Jesus a Todos. Devemos ver com cautela esse assunto, vou deixar minha opiniao logo abaixo resumindo.
meus queridos, Orar Igreja, casa, concerteza Jesus ouvira e atenderá
Nos dias que vivemos precisamos orar a Biblia recomenda que devemos Orar 3 vezes ao dia ( igual daniel) pois cada dia traz seu proprio Mal, Paulo nos alertou guarda o bom deposito diante de Deus ( nao sabenmos que iremos enfrentar dia seguinte mes que vem etc, precisamos de reserva e essas espirituais)que so conseguiremos atraves da oração.
ORAI SEM CESSAR... Voltemos a questao, aceca do Monte.
A verdade queridos que muitos cristoes hoje nao ora mais como antes ( igreja chegam apos oração isso boa parte), em casa nao sao todos que tem um habito de buscar Pela madrugada e quem busca encontra, as vigilias hoje proibida nas assembleias de deus e outras denominaçoes ( digo proibidas pois se fossem contrario o fariam todo o mes)
Eu oro no Monte desse tempo solteiro isso a 16 anos atraz, continuo orar ja vie coisas Muito profundas da parte de Deus e tambem vie algumas mininices como pode ter ate mesmo vigilias ou em um culto em uma profecia falsa etc.
O MONTE, LOCAL DE ORAÇÃO DE BUSCA DEUS, Buscar para viver espiritualmente Falando.
confesso que precisamos subir monte com temor e referencia, jamais ir um homem e uma mulher, se for uma mulher no grupo que seu esposo esteja presente, precisamos evitar escandalos, nunca subie so com irma ( a não ser com seu esposo presente)
Oração monte e revestimento maior, podemos orar com altas vozes choros igual esta na Biblia VT, que se ouvia o choro e alegria de muito longe ( coisa que na igreja nao o podemos vizinhos....
Quero deixar claro o meu respeito a todas as opinioes, porem nao podemos falar jamais de um assunto que nao conhecemos ou mesmo de um local que nao frequentamos ( minha opinião e participar depois tire suas conclusoes)
A Biblia diz > Quem e santo santifique mais ainda
Quem nao é Suje mais ainda, NAO É PECADO ORAR, pecado é murmurar, mentir, adulterar, prostituir etc... Quanto mais oração mais poder, mais batismo, mais dons mais cura, mas salvação de almas para isso nao ha limites.
PONHA TUA CARA NO PO TALVES HAJA ESPERANÇA...
Vc gostaria de ter uma vida transformada pela oração? milagres, batismo, dons, e muito mais???
Entao amados nunca deixe de Orar pois quem nao ora esta pecando
termino aki, Jesus orou monte e foi transfigurado, Ele orou com alguns homens de Deus
Se um dia vc subir Monte nao va para olhar alguem orar, Ore vc tambem!
E receba Vitoria dos Céus
NAO VEJO NADA ERRADO EM ORAR MONTE, PELO CONTRARIO E DE DEUS, E CORRETO, E ABENÇOADOR, E SANTO O LUGAR.
se as igrejas pentecostais ou nao, cada cristao orassem pelo menos uma hora por dia O Resultado seria outro,em todos os aspectos da Vida.
Te convido para Subir monte com Jesus....Eu sei que atraves desse comentario muitos nao vao aceitar, porem analize comigo agora.
se fosse um convite, festa churrasco, aniversario etc toda igreja estaria presente, agora quando convite é acerca ORAÇÃO so esta lá Pedro, Thiago é João.
Responda a vc mesmo > Quem Ora mais recebe mais de Deus ou menos de Deus????? Se sua resposta for Recebe Mais entao amados nao perca mais tempo E TEMPO DE ORAR POS JESUS ESTA VOLTANDO, COMO PODEMOS NOS LIVRAR DE TANTAS COISAS DESSE MUNDO SEM ORAR?
Ev Cicero Alves

luis disse...

OLha,eu vou ao monte de vez em quando,e vejo o monte como um lugar reservado para falar com Deus pois a igreja não esta aberta constantemente para oração,contudo os evangelicos estão dando um valor excessivo à oração no monte,Deus tem me abençoado não porque eu orei no monte mas sim por que simplesmente orei,entendo que o monte é uma ferramante,um local reservada onde o crente pode chorar se derramar ao senhor nada mai do que isso.

Anônimo disse...

Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Não acho necessario orar nos montes.

Moises disse...

Nossa que gente pessimista, nao significa que as pessoas vao aos montes todos os dias, isso acontece de vez em qdo, eu so fui uma vez e foi lindissimo, ve se tudo iluminado e as folhas ficam todas acesas. E nao vejo prque tantos comentarios maldosos, tipo,, se tenho casa pra orar pra que vou orar no monte... isso e falta do que falar, deixem as pessoas fazerem o que elas querem com a vida delas, se elas estovessem indo para um bacanakl, mas vao la ocm um proposito de ter um experiencia com Deus, nao significa que isso e um vicio. Vamos nos concentrarmos nas nossas vidas e deixar cada um ter uma vida com Deus como e mnelhor pra ele, nao somos nos que vamso estipular regras de onde e como se deve orar!!
A paz do Senhor para Todos!!

Lopes disse...

A Graça e a Paz do Senhor Jesus esteja sempre entre nós...
Prezados.. venho através deste deixar minha opinião em relação ao (MONTE), veja bem tenho certeza que devemos sim orar sem cessar, nos fortalecer pois não sabemos o que a de vir no dia de amanhã, sendo assim quero fazer uma colocação em questão do monte... veja vocês que na ascensão de Jesus (Atos 1:9) os discípulos estavam onde? resp.: (Atos 1:12)sendo assim porque não buscar o sob natural de Deus nos montes. Caso não seja de conhecimento de todos porque então que os macumbeiros e feiticeiros, vão fazer suas oferendas em encruzilhadas, cachueiras, matas e etc..., não é um tanto qto estranho isso. Então meus amados irmãos não vejo nada de mau buscar o sob natural de Deus nos montes, uma vez que isso seja feito com ordem e decência. Para edificação do corpo de Cristo (a igreja)

Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kelson disse...

Meu nome é kelson santos cidade Picos(PI) e-mail-(kelson.s@hotmail.com). Oi pessoal a Paz do Sr.Sou um jovem de 21 anos de idade e desde que aceitei ao senhor jesus sempre tive o desejo de subir o monte. (só ou com Amigos) POrque? Poderia esta orando em casa como diz a palavra.MAs no meu caso (tenho visinho)na igreja nem todos que entram estam querendo orare as veses atrapalha, as vese é só bater-papo.MAs eu nunca vi fogo no monte faisca naum.já faz quatro anos em 2010 que tenho o costume de subir o monte e sempre que subo nunca volto a mesma pessoa.Nao descrimino aqueles que nao sobem,A oraçao pode ser feita em quaquer lugar sim.jesus disse q deveriamos ora no quarto desde q nos sinta-mos avontade.Jesus naum obrigou a nimguem orar no quarto nem no monte. O mais importante é q em vez d ficarmos uma tarde ou uma manha vendo tv ou filme etc é melhor orar-mos seja no quarto ou no monte ou no templo.Pelos menos eu nunca subi o monte para disser q sou mais santo apenas quero ficar aode me sinto melhor para desabarfar os meus problems sem q nimguem saiba. um detalhes eu sou jovem nao tenho filhos nem outra coisa para me preocupar-se.Mas aqueles que tem obrigaçoes a fazerem e deixam para pela causa d subir monte com certeza é errado (Entre excessoes)cada o peso da sua cruz.concluindo esse comentario continuarei subindo ao Monte.e estarei orando pelas almas e crendo nas promessas de Deus na minha vida.CLaro se algum dia isso for errado e me prejudicar deixarei...mas até agora nunca tive prejuizo...espero que vc saiba me entender...A paz do SEnhor para todos em nome de JEsus.

cesar augusto pereira Augusto disse...

o que vejo aqui é trite,pessoas como deuses gregos tomando o lugar do Senhor em seu julgamento,
pessoas dizendo o Senhor está lá?o Senhor não está lá?quem somos nós para dizer onde o Senhor está? ou onde ele não está? tome cuidado ao estimular pessoas a não orarem no monte,voce pode convencer alguns com argumentos,e isso pode ser um erro,voce pode ser pego pelejando contra Deus,argumentos como, esquizitisses escandalo, é o que mais tem dentro das igrejas hoje,existem pessoas sinceras que buscam a Deus, na igreja em casa e no monte,Deus ouve a oração do justo, não da casa?não do templo, ou do monte.a igreja ainda está de pé por causa da oração dos justos e muitas dessas orações são feitas em monte,e como poderemos ir contra isso? e se DEus não for contra, como ficará, os que são contra? vamos pregar contra o pecado não contra os oradores no monte.sou um estudioso da biblia,e creio que todo crente que busca monte e não lê a biblia está perdendo seu tempo,contudo o que mais vemos hoje no mundo é montão e mais montão, de pessoas usando a biblia para montar o seu proprio argumento,deixa os irmãos orarem no monte os que escandalizam serão julgados por Deus,tanto no monte como em qualquer outro lugar.

Min.Marcelo Vicente disse...

Paz do Senhor Jesus a todos que acompanham esse assunto. Desde que me converti vi pessoas que oravam e montes,esse tipo de ação fazia com que algumas pessoas se achassem super crentes.Eu também orava em montes no inicio da minha caminhada e confesso que hoje ainda exerço essa prática algumas vezes, porém eu não vou a um lugar reservado para pular,ver graveto pegando fogo e nem pra ver vultos rsrs Deus me livre...Vou no lugar reservado chamado monte por que sinto necessidade de estar só para orar, e bem verdade que Jesus disse que a sua casa será chamada casa de oração, eu tambpem oro no templo é muito bom, mas me diz se algum de vocês consegue dedicar pelo menos meia hora de oração no templo sem desviar a sua atenção para o irmão que passeia no corredor, a irmã que entra na igreja e estaciona na porta para contar a novidades para a obreira da porta antes de iniciar o culto,as crianças com o seu jeitinho natural são explosivas e isso querendo ou não desvia a nossa atenção. Jesua recomendou que ao orar,devemos entrar em nosso quarto e fechar a porta e orar em particular...Eu não tenho esse privilegio,na minha casa mora minha mãe com meus 4 irmãos menores,quando fecho a porta para orar e questão de minutos para vir a porta um interrupção...E por esses e outros motivos que eu me reservo no lugar chamado monte,não estou buscando movimento,fogo etc e etc...Só quero estar a sós com Jesus,sei muito bem que e um lugar sem segurança alguma,mas tenho meus companheiros que vão comigo no mesmo proposito e tem as mesmas necessidades que eu,o apostolo Paulo disse que devemos examinar tudo e reter o bem...eu retenho o bem que isso faz a mim, acredito que exista diversas opniões a resopeito disso,mas quero ver alguem que me mostre na biblia que eu me reservar la para orar esta fora da verdade biblica. Não esta, por que Jesus me ouvira onde eu invoca-lo de todo meu coração,ele me ouve em casa,na igreja, e também me ouve la.

Pr.charles Coelho E MISSIONÁRIA FABIANA COELHO disse...

amigos e irmaos a paz do senhor.
o apostolo paulo escreveu a timoteo dizendo, quero antes que os homens orem em todo lugar, levantando maos santas sem ira e sem contenda. nao importa o lugar e sim a intencao, o sentimento, a sinceridade. quantos que oram em casa no seu quarto e acham que por isso seram ouvidos. lendo a biblia vemos e aprendemos que homens e mulheres oraram em lugares diferentes, ate dentro do ventre de uma baleia, dentro de uma cova, na prisao... o importantes e entendermos que o Deus da biblia so nos atendera se a nossa oracao for estiver sendo feita de uma tal maneira que possa conquistar o seu proprio coracao, assim como ele ja conquistou o nosso. Deus abencoe a todos.